Prospecção Mineral - Quantitativa X Qualitativa - Parte 1
- Asic Services
- 25 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2023
Quando se refere a prospecção de minérios é preciso ter os pés nos chão , usar mais a razão do que a emoção . Algumas pessoas ficam surpresas por terem descobertos algumas amostras de solo com bons teores do seu minério alvo.
Em se tratando de minério de valor agregado como a tantalita , columbita, cobre, cassiterita ou ouro a atenção deve ser sempre redobrada para que não haja uma supervalorização da descoberta.
Em uma mesma propriedade é possível encontrar diversos teores por exemplo de Ta2O5+ Nb2O5( Tântalo e Nióbio) , a grande questão é: Qual o volume que tem dessa descoberta?
Por isso, o mais importante nem sempre é a qualidade do minério ( Qualitativo ) mas sim a quantidade do mesmo presente em solo bruto ou pré concentrado ( Quantitativo ) .
Ter uma amostra isolada que tenha 20 ou 30% de Ta2O5 ou ter achado uma pepita de ouro em uma propriedade não quer dizer que toda área terá essa concentração no subsolo.
Quando de faz uma prospecção para minério de ferro por vezes é mais fácil identificar o volume pelos afloramentos , altura, largura ou comprimento, então através de sondagens é possível coletar os testemunhos de amostras para serem analisadas e fazerem uma cubagem da reserva, seja estimada, medida ou aferida.
No entanto, quando essa prospecção é de minérios de valores agregados que mencionei anteriormente, a estimativa , prospecção ou estudo se torna mais complexo .
Os minérios de valores agregados tem sua precificação alta devido a sua utilização, seja em componentes eletrônicos, carros elétricos, tecnologia aeroespacial ou indústria de jóias , mas também por que existe uma complexidade de extração dos mesmos nas minas , o que torna o minério raro e por vezes muito oneroso para o produtor e consequentemente para o consumidor final.
Ter uma noção de qualidade X quantidade é vital para ter uma prospecção, pesquisa, exploração e beneficiamento do minério para exportação.
Uma pesquisa sadia leva em consideração o quanto tem de material bruto que vai entrar nas plantas de beneficiamento e seu contido do minério que é seu foco principal.
Por isso as vezes é melhor ter estruturas de exploração em locais que tenham concentrados de minério com 10% Ta205 mas com volume , do que em minas que tenham concentração de 30% Ta2O5 mas com pouco volume.
Avaliar o minério contido no material em primeira mão é mais seguro que avaliar a qualidade de uma amostra isolada que foi descoberta.
Existem muitas minas no Brasil que possuem teores de 30 / 40 e até 50% de Ta2O5 , como por exemplo a região do Borborema da Paraíba e Rio Grande do Norte , porém devido a ocorrência ser no pegmatito, rochoso e com a escassez de água o trabalho com esse minério se torna muito oneroso, onde grande parte da exploração é feito de modo rudimentar e artesanal , com isso eleva o preço final do minério devido às dificuldades de exploração.
Quando se descobre a porcentagem de contido no material bruto e depois o quanto tem no material concentrado é possível fazer uma estimativa de viabilidade de exploração.
Além disso, após o processo de concentração será preciso ainda saber qual a porcentagem de contaminante tem no minério , no caso da tantalita os teores de Fe2O3 , Sio2 , Tio2 são vitais para saber se será possível melhorar o teor de Ta2O5 no minério final.
Dependendo do contido de Ta2O5 se usará diferentes formas de exploração e beneficiamento do minério para um produto final , nas regiões da Paraíba basicamente se utiliza moinhos, britadores, mesas vibratórias, jigues ( raros ) e até mesmo espirais .
Já em outras regiões que têm água em abundância se utilizam grandes plantas com câmaras , jigues menores ( resumidoras ) mesas vibratórias, muitas vezes sem uso de moinhos ou britadores e na fase final ambos utilizam separadores magnéticos para eliminação de Fe2O3, Tio2 e SiO2.
Depois que você avaliar a pesquisa mineral de modo quantitativo , você vai partir para questão qualitativa , averiguar o que pode ser melhorado ( elevação de teor pelo processo de eliminação de contaminantes ) com isso agregar mais valor ao produto final , bem como reduzir custos operacionais que envolvem toda a cadeia que vai desde a prospecção, pesquisa , sondagem, exploração, concentração e beneficiamento do minério de Tântalo ou qualquer outro minério de valor agregado.
Sandro Arruda da Silva

Comentarios