top of page

Metodologia de amostragem de minério de tântalo - Parte 1

  • Foto do escritor: Asic Services
    Asic Services
  • 25 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de out. de 2023

As reservas de minério de tântalo e columbita no Brasil, na minha opinião, são as maiores do mundo.


Embora grande parte da produção de tantalita seja proveniente da África, como Ruanda e Congo, o Brasil se destaca como grande fornecedor dessa matéria-prima tão importante para a indústria de capacitores.


A grande questão é que não há estudos aprofundados no Brasil para esse tipo de minério, algumas minas são complexas para serem cubadas ou para medir suas reservas, pois grande parte do minério de tântalo está associada ao corpo pegmatito, formado por quartzo, feldspato, berilo e mica.


O minério também é disperso em minas aluvionais associadas a ouro ou estanho, a columbita por exemplo (50% Nb2O5+Ta2O5) é obtida como subproduto da cassiterita (minério de estanho), onde se destacam os estados de Rondônia e Pará.


Uma vez que o minério está disperso no aluvião associado ao ouro, os levantamentos não conseguem amostrar com precisão as reservas, isso porque grande parte da produção do minério está em mineração com estrutura sem tecnologia com equipamentos rudimentares de concentração, geralmente em caixotes de madeira, telas e calhas, em alguns casos usam jigues concentradores.


No Brasil, apenas a empresa AMG que conseguiu fazer um estudo aprofundado de suas reservas durante anos para determinar o volume de Ta2O5 contido, considerado o maior do Brasil, produz seu próprio minério e também a produção do óxido.


O restante do Brasil ainda tem várias minas a serem estudadas e analisadas.


Durante 15 anos visitei mais de 110 minas de minério de tântalo no Brasil e posso dizer com certeza que as maiores reservas de tantalita e columbita estão no Brasil.


Então o governo brasileiro deveria ter uma forma de incentivar essas pesquisas e estudos, agregar valor e gerar uma fonte de renda para as cidades onde essas reservas estão, além disso, deveria ter também mais investimentos em tecnologia, para fazer a concentração, separação e beneficiamento dos minérios.


Em muitos locais como no Estado do Amapá existe muito muita concentração de Ta2O5 associado ao ouro e que muitas vezes é desprezado pelos produtores . Porém, esse tipo de minério pode ajudar o produtor a custear sua produção principal ( ouro ).


Por isso o Brasil precisa cada vez mais ter uma visão mais comercial para suas riquezas minerais , de modo agregar valor ao produto final, incentivo e investimentos para exportar o minério já processado ou beneficiado gerando mais lucros aos produtores e consequentemente mais renda, crescimento, cidadania e prosperidade nas cidades onde existem exploração de minérios.


Sandro Arruda








bottom of page